22 de mai. de 2016


PDM NO #SPFW

Ph Gustavo Henrrique

Acho que um dos sonhos de quem trabalha com moda é um dia ir para o São Paulo Fashion Week, e, esse grande desejo já consegui realizar em minha vida. Por isso vim compartilhar com vocês um pouco dessa experiência.

Sempre sou surpreendida com perguntas: Como você conseguiu ir? Como arranja convites? O que você achou do evento? E por aí vai... Vou responder tudo isso e dar algumas dicas para você chegar lá!

Primeiramente gostaria de dizer que para mim, estar num evento como esse não conta somente como uma questão de status, pois sou uma profissional formada em Design de moda então vivo e respiro esse universo no meu dia a dia durante 24h. O meu intuito é ficar por dentro das principais tendências que as grandes marcas nacionais lançam, observar o street style do público que está na feira, fazer network (porque em minha área isso é tudo!), obter conhecimento e compartilhar com meus seguidores.

Pois bem, então vamos lá responder as perguntas mais frequentes que me fizeram até hoje:

Como você conseguiu ir para o SPFW?

Desde quando entrei na faculdade sempre tive um grande sonho de conhecer São Paulo e conferir de pertinho o evento de moda mais importante da América Latina, que é o SPFW.
Então fui traçando esse objetivo na minha vida, corri atrás de tudo sozinha, busquei informações com alguns conhecidos que já tinham ido, fui fazendo contatos e costumo dizer que no começo foi bem difícil, más nada que seja impossível!
Tive muita sorte por ter feito contatos importantes, e isso até hoje agradeço a Deus por conseguir mantê-los, porque foram eles que me abriram as portas do grande início desse sonho. Aí entra a parte que citei lá em cima, network é o grande lance para quem trabalha com moda!

Como funciona por lá? Precisa de convite? Como faz para assistir os desfiles?

Costumo dizer que ir para o SPFW não é algo tão simples assim, principalmente pra gente que mora muito longe, pois temos grandes custos como; passagem, hospedagem, alimentação, transporte, eu tive a sorte porque tenho familiares que moram em SP, então hospedagem não é algo que entra em prioridade na minha lista de preocupações financeiras.

Para entrar na Bienal, local aonde geralmente é realizado o evento precisa de convite, é um pouco diferente da semana de moda que temos em Fortaleza, o Dragão Fashion, que você precisa de convites somente para assistir os desfiles. Então funciona da seguinte maneira, lá dentro possuem lounges de empresas a maioria delas revistas, onde o convite para o acesso a esse lounge dá direito a entrar na Bienal, mas você não assiste os desfiles, entenderam? Para assistir os desfiles, você precisa entrar em contato com as assessorias das marcas.

Para conseguir um convite no SPFW é mais complicado porque a demanda de pedidos é muito grande e as salas são pequenas, para vocês terem noção, todos os convites vêm com numeração exata da sua cadeira, o negócio é bem organizado. Agora assim, uma vez consegui assistir um desfile sem convite porque a sala não lotou, costumo dizer que foi muuuuuitaaa sorte mesmo! Porque só aconteceu uma vez pra nunca mais e foi no primeiro desfile na parte da tarde, então muitas pessoas não conseguiram chegar a tempo, ou até mesmo podem ter desistido de ir por conta do horário.
Outra vez eu estava em frente à sala de um desfile badaladíssimo de encerramento e uma pessoa que nunca tinha visto na vida me ofereceu um convite, então gente, tem coisas que acontecem ali que não sei explicar, é pura questão de sorte mesmo.
Por isso costumo dizer que chegar até lá não pode ser tão fácil, principalmente pra quem mora longe como eu, mas você estando lá dentro tudo pode acontecer ao seu favor.

A questão dos desfiles já foi desvendada, tudo ocorre através das assessorias e só cabe a você, meter as caras e ir atrás sem pensar em desistir. Já cheguei a ganhar convite um dia antes do desfile acontecer, isso porque eles fazem o mapeamento dando prioridade a imprensa, aí caso vá abrindo vagas, eles entram em contato com os blogueiros.

Costumo dizer que a semana do SPFW para mim é bem tensa, então devido à experiência que adquiri durante essas três temporadas, gosto de deixar a semana que acontece o evento exclusiva só para pegar convites, e me organizo também com relação ao tempo, deixo reservado a tarde/noite para o evento, pois sempre gosto de chegar cedo, dar uma volta, quando tenho convites dou um tempo nos lounges e sem contar que encontramos muitos colegas nos corredores da bienal, ah... tem muitos famosos também, aí sempre rola aquela tietagem básica de fotos e snaps.

Vamos lá recapitular tudo que eu disse, pra ver se não esqueci algo:

1 - Para entrar na bienal precisa de convite SIM! Mas pode ser dos lounges, sendo que esses convites não te dão acesso aos desfiles.

2- Os convites dos desfiles você só consegue entrando em contato com as assessorias das marcas.

3 - Os convites dos lounges você consegue entrando em contato com as empresas que geralmente montam estrutura no evento, no caso: a Glamour, Quem, Vogue, Shopping Iguatemi, GNT, dentre outros que não me recordo no momento.
Geralmente quando visito algum lounge desses citados acima, ou eu ganho dos meus amigos de SP, ou entro em contato com as revistas e eles me cedem. Ganhar convite pra lounge é bem mais fácil, posso garantir isso a vocês. E assim, os lounges costumam ser bem divertidos, sempre rola uns brindes, comidinhas e bebidinhas, sem contar que você tem um contato bem próximo com famosos, porque todos passam por lá, fazem fotos, se divertem, eu particularmente adoro esses ambientes na bienal e passo horas por lá.

Ah, outra coisa bem bacana que o SPFW proporciona a você são os contatos adquiridos por lá. Então fica a dica:

Seja simpático (a)! Pode ter certeza que isso te fará conhecer muita gente, eu mesma tenho vários amigos que conheci no SPFW e mantenho contato até hoje. Sabe aquele lance de ter nariz em pé e se achar porque você está na maior semana de moda do País? Não rola queridan! Baixe sua crista e seja humilde!
Falo isso porque vejo pessoas que se fecham no 'seu mundo' e não procuram se relacionar com outros blogueiros. Essa é uma ótima ocasião para conhecer pessoas do Brasil inteiro e de fazer amizade, então não perca essa oportunidade, porque muitos ali nem sabem da sua existência, quem sabe a "sua fama" não é apenas na sua cidade ou região, e assim, conversando e conhecendo novos contatos, você vai ampliando o seu circulo de amizade. Não custa nada ser simpático e ter humildade!

Outra dica importante é levar cartão de visita, muitas pessoas te abordam para fazer fotos, ou até mesmo na hora daquela conversa básica, é importante haver a troca de contatos e no cartão tem todos os dados necessários, ficando mais fácil da pessoa te seguir nas redes sociais, não esquecer o seu nome e por aí vai. O cartão é algo que não pode ser esquecido de maneira alguma em um evento de moda.

Chegue cedo na bienal, é importante você aproveitar tudo que rola por lá, principalmente se você for só um dia. Mesmo que você vá assistir um desfile às 19h (por exemplo), tente chegar às 16h, porque lá dentro tem muita coisa bacana pra fazer, tem muitos locais legais para bater foto e por aí vai.

Vou encerrando meu post por aqui, espero ter ajudado vocês respondendo algumas dúvidas. Caso alguém tenha mais alguma pergunta, deixa aqui nos comentários ou me envia por email (passaportedamodablog@gmail.com).

















0

0 comentários:

 
Passaporte da Moda - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo